31 de dezembro de 2014

Roubo... ponto final na criação de Lizards

Caros Amigos,

quase todos os dias ouvimos "...foi roubado..." e pensamos muitas vezes "...que sorte que eu tenho." Até que chega a nossa vez. Infelizmente na madrugada de 29 de Dezembro de 2014 na Freguesia de Nossa Senhora da Anunciada em Setúbal tive a infeliz sensação de ser roubado e levaram todos os meus 10 casais de Lizards e mais uns quantos de backup à criação, que já estavam a ser preparados para a próxima época. Todo o trabalho de selecção de uma temporada foi desfeita por esta corja de gatunos que não merecem nem uma miligrama do ar que respiram.

A minha ideia com este post é tentar identificar se existem locais possíveis da venda "ilegal" no Distrito de Setúbal, pois não encontrei nenhuma informação tipo base de dados com actualizações reais (isto seria um trabalho que deveria ser desenvolvido por todos os clubes ornitológicos do Pais). Também nunca vi ninguém conseguir recuperar nenhuma das suas aves furtadas e com certeza se elas desaparecem definitivamente é porque existe um mercado paralelo bastante importante,quer sejam outros criadores, comerciantes, etc... que compram estas aves a uns drogados para fazerem uns trocos, senão ninguém roubava certo??

Tenho a relação que entreguei à PSP, mas sei que o trabalho de campo vai ser feito na sua maioria por mim. Por isso, por favor se alguém tem conhecimento de onde se possam encontrar aves proveniente de furto na região de Setúbal agradeço a vossa informação.
Junto da PSP de Setúbal indicaram alguns locais que podem ser averiguados, desde já o meu agradecimento à Instituição que têm sido excelentes neste processo inicial (após participação chegaram ao local em 2min):
- Mercado da Chepa (Setúbal),
- Mercado do Distrito em cada Cidade  Domingo de cada mês,
- Lojas de Bairro de venda de animais.

Em baixo a lista de canário e as anilhas (não estão todos), mas estes eram os mais importantes e foi a lista entregue à PSP, claro que quem recepcionou os canários a primeira coisa que vai fazer é tirar a minha anilha para não deixar pista claro, mas Eu conheço cada um dos meus 20, nem que estejam no meio de 100.

       Anilha         -         Animais Furtados
1/DD71 (2013) - Canário Lizard Intenso Calota Quase Perfeita
305/DP97 (2012) - Canário Lizard Semi-Intenso Sem Calota
116/DP17 (2014) - Canário Lizard Intenso Calota Partida
327/DD97 (2013) - Canário Lizard Nevado Calota Quase Perfeita
316/DD97 (2013) - Canário Lizard Intenso Calota Partida
131/DP17 (2014) - Canário Lizard Nevado Calota Partida
210/DD97 (2012) -Canário Lizard Nevado Calota Partida
138/DP17 (2014) - Canário Lizard Azul Calota Perfeita
323/DD97 (2013) - Canário Lizard Azul Calota Partida
340/DD97 (2013) - Canário Lizard Intenso Sem Calota
18/DD71 (2013) - Canário Lizard Nevado Calota Perfeita
101/DP17 (2014) - Canário Lizard Intenso Calota Perfeita
106/DP17 (2014) - Canário Lizard Nevado Calota Partida
(S/A) - Canário Lizard Intenso Calota Partida (PRT/AZL)
(S/A) - Canário Lizard Nevado Calota Partida (PRT/AZL)
(S/A) - Canário Lizard Intenso Calota Partida (PRT/AZL)
(S/A) - Canário Lizard Intenso Calota Partida (VRD/AZL)
(S/A) - Canário Lizard Nevado Calota Perfeita (PRT/AZL)
(S/A) - Canário Lizard Nevado Calota Partida (PRT/AZL)

S/A - Sem anilha de criador

Eu acredito que exista um dos níveis de toda a Máfia que existe na Ornitologia em Portugal uma parcela seja de referência ao nível do mercado paralelo, estou a ser inconveniente nesta afirmação, mas infelizmente é a minha percepção, mas como em todo o lado ainda existe gente boa também na Ornitologia e Eu tive o prazer de conhecer alguns, poucos é certo.
Posso estar a ser um sonhador ou um otário em estar a pensar tentar encontrar a ponta do iceberg, porque existem bastantes relatos de criadores assaltados, Vejam este Post como INTEMPORAL, pois deixarei de ser criador para tentar investigar e saber o modus operandos deste submundo do roubo de aves a criadores.

A minha maior frustração é que passei a ser um dos novos "super-mercados" destes vermes parasitas da sociedade, porque Eu estava a criar os Lizards por paixão e amor gastando fortunas na melhor papa (Italiana), nos melhores pro e pré bióticos (Alemã, Belga, Holandesa, Espanhola e Italiana), vitaminas, etc... e os que não me faziam falta ou faziam parte do role de fora da seleção, em vez dos vender dei a Amigos e Familiares a minha intenção não era negócio era paixão. Nestes dois anos que estive a criar os lizards como uma das raças com bastante trabalho genético e de seleção meticulosa a estudar tanto em literatura nacional como internacional, um estudo exaustivamente deste belo canário, para conseguir em dois anos tirar o que queria alcançar para começar nos campeonatos Regionais e Nacionais no próximo ano e todo este trabalho dedicação e Amor foi perdido numa noite.

Mais uma vez caso algum dos Senhores que resida na área de Setúbal e arredores (Palmela, Alcácer, Moita, Montijo ou mesmo Pinhal Novo, etc)  que tenha conhecimento de locais onde se possam vender aves "ilegalmente" fruto de furto a criadores sérios quer sejam amadores como profissionais por favor deixem a vossa indicação para o email mbmsp77@gmail.com .

Desde já o Meu Muito Obrigado!!!