Bricolage DIY

Bricolage Do It Yourself!!

Se conseguirmos conciliar o Hobby que amamos à bricolage podem sair coisas engraçadas e que nos dão muito mais prazer e alegria e ligeiramente mais barato em alguns casos.


Como criador de canários temos muito tempo dedicado à observação e à manutenção e limpeza dos locais onde se encontram os nossos companheiros e todos estas necessidades diárias e semanais nos consomem muito tempo, por isso tentamos criar apoios para que seja mais fácil, rápido e seguro... por que não usar um pouco de imaginação procurar nos sítios certos e tentar tirar algum proveito e ganhar tempo??




MAQUINA DE LIMPAR SEMENTES


Achei interessante alguns projetos e meti mão à obra, claro que não ficou um trabalho de linha de montagem... mas sim muito amador mesmo a verdade é que funciona e isso sim é o mais importante.

Esquema em que me apoiei para executar o projeto:

Após algumas alterações ficou assim, claro usei materiais que conseguia usar e trabalhar com mais facilidade... madeira, cola e parafusos...

Ventax, que empurra as cascas, pó e areias para o lado dos resíduos.



Está a funcionar que é uma beleza, demora menos tempo e a comida deles está livre do pó das sementes prejudicial à saúde dos mesmos, melhorando também higiene!!!




VOADEIRA PARA CANÁRIOS


Após a época de criação tive a necessidade de colocar os novos canários num local onde pudessem crescer e fazer uma muda bastante eficiente... a minha mulher tinha um roupeiro de solteira que ia mandar fora... 




o que me deu uma ideia, visto ser de boa madeira nunca entrou bicho da madeira naquele roupeiro, foi um trabalho complicado e terá consumido bastante tempo, mas para descontrair não há melhor.


Então este é quase o resultado final desta "obra de arte", vista frontal.




Portas frontais de acesso à voadeira.





Fundo da voadeira em rede, para evitar contato com fezes e outros tipo de fonte de doenças, foram acrescentados 2 tabuleiros em zinco




Poleiros da voadeira.


Porta elevatória de acesso ao interior da voadeira, bastante eficaz de fácil acesso aos recipientes alimentares e facilidade em apanhar os canários. 


Aplicação de placa roofmate  que serve de inclinação como telhado e foi preenchida no interior com espuma poliuretano para maior proteção térmica.




Rodas com travamento apenas na parte frontal para maior mobilidade e segurança.



Entretanto coloquei 2 tabuleiros em aço inox, e pintei as ex-gavetas da cor cinzenta, colocação das redes laterais que foram feitas para melhor arejamento... com alguns poleiros na parte superior para se abrigarem do frio ou calor. Neste momento estão lá os meus canários a terminarem a muda.

Atualização e estado final da primeira voadeira transformada por mim:



Espero que gostem e quem sabe ter alguma ideia de reciclagem .

Saudações Ornitológicas

Sem comentários:

Enviar um comentário